sexta-feira, 9 de maio de 2014

O engajamento da geração Y


 Ansiedade, pressa e falta de engajamento: geração Y, você está fazendo errado!
           


          Os jovens de hoje, mais conhecidos como geração Y, estão cada vez mais famintos por novas conquistas e desafios. Porém, devido toda essa instabilidade e ansiedade pelas novidades do mercado, a dificuldade em contratá-los tem crescido. As empresas estão inseguras em adicioná-los em seus quadros de funcionários por vários fatores e um deles é a falta de engajamento.  Mas o que seria engajamento nesse caso? Defino como “estar entrelaçado a uma causa”, sentir que a empresa realmente agregue algum sentido para a vida.

          Sou parte efetiva dessa geração Y e digo com propriedade que existe uma pressa em chegar a algum lugar em tempo record. O problema é que na maioria das vezes essa ansiedade misturada com agonia de ficar “estacionado” não tem um rumo certo. A questão é IR DEPRESSA, CHEGAR LOGO, CORRER COM TUDO, mas para onde? E por quê? Nem nós mesmos sabemos e isso está visível para nossos prováveis futuros chefes. Eles querem nossa sede, nossa fome, nossa energia, mas também estão com um pé atrás com esse desespero desenfreado.


         Voltando a falar na terceira pessoa, os jovens não querem fazer sempre as mesmas coisas, por isso é necessário mostrar que há possibilidade de crescimento dentro da empresa. Principalmente no início da carreira, além de querer mostrar para os outros, a necessidade de provar para si próprios que são capazes é maior e, é ai que deve entrar as propostas de desafios constantes por parte das organizações. Mas não somente de desafios são movidos os jovens e as empresas devem ficar atentas para não cair naquela questão da sombra da rotatividade que ronda por aí. A maior parte da massa jovem está carente de espelhos e referências. Muitos não tem um líder a quem seguir e almejar alcançar seu sucesso. 

         Nesse quesito é possível comparar com a geração X (nascidos nas décadas de 60 e 70), onde os maiores espelhos eram os pais e, já essa nova geração teme ficar parecida com os progenitores e evitam se aproximar de suas semelhanças profissionais. Como mais uma dica de “como engajar a rapaziada”, vale lembrar a importância do feedback, saber onde estão errando e percebendo que seus acertos estão sendo notados, desperta a sensação de confiança, tornando assim um funcionário seguro de seus atos.

           Como já citei antes, sou parte dessa geração e sei bem dessa realidade ansiosa em que vivemos. O mercado deve parar de esperar que as novas gerações de letras estrangeiras sejam sempre fenomenais e deve permitir que as falhas apareçam. É a partir delas que o progresso vai ganhando espaço. Agora eu pergunto para você: sua profissão faz seus olhos brilharem? Talvez a falta de “brilho nos olhos” pelo o que faz seja a principal razão da falta de engajamento. Reflita e tente descobrir: Pelo o que seus olhos brilham?




Por: Mariana Melissa - Gestora de pessoas e Coordenadora de projetos at Ideia de Marketing
Graduada em Gestão de Recursos Humanos, é gestora de pessoas e coordenadora de projetos do Ideia de Marketing. Vegetariana, amante da comunicação e da área de humanas, não dispensa um bom papo e muito menos boas oportunidades para aprender um pouco mais. marianamelissa.s@gmail.com
Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2011/11/09/o-engajamento-da-geracao-y/

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