sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Relações Públicas pela visão de uma futura RP



É a promoção da boa imagem de empresas ou instituições diante ao público interno e externo. O bacharel realiza a estratégia de comunicação de um empreendimento, empresa ou órgão público. Para isso, faz com que as  informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores e fornecedores sejam disseminadas dentro da instituição.

Planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa. É ele quem cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. Formula ações para o bom relacionamento da organização com os diferentes públicos.


O blog integre buscou conhecer um pouco mais essa habilitação da comunicação. O conteúdo a seguir é referente a uma entrevista realizada junto ao estudante  Louyse Rodrigues Borges, acadêmica do oitavo semestre de relações públicas na instituição Univag de Mato Grosso, localizada na cidade de Várzea Grande.

Entrevista
Blog - O que é relações públicas para você?

Louyse  - Um profissional que trabalha o institucional de uma empresa e a valorização dela, trazendo o bem estar e harmonia para uma empresa, ong ou órgão público.  É um gestor da comunicação empresarial.

Blog - Qual a sua visão sobre relações públicas para o futuro?

Louyse  - O RP tem poder de mudar a imagem e usar a sua opinião para melhorar tudo o que existe em sua volta, oportunidade de trabalhar com mídias sociais e criação, fazer a diferença dentro do mercado de trabalho são princípios que o RP carrega.

O RP pode atuar em várias áreas da comunicação; assessoria de imagem empresarial, planejamento de marketing e endomarketing, eventos e cerimoniais. O Relações Públicas vai sempre buscar criar uma imagem positiva para seus diversos públicos, sejam eles clientes, fornecedores, acionistas, parceiros.

Blog - O que você pretende como RP?

Louyse  - O meu objetivo é a área política e os campos envolvidos a ela, quero desenvolver atividades relacionadas ao marketing e assessoria pessoal e de imprensa pois o RP tem o perfil voltado para a imprensa mas com características  de trabalhar também a imagem de uma figura pública. 

Blog - Sobre o curso o que você tem a dizer?

Louyse  - É uma aventura além do autoconhecimento através do curso, pois trabalhamos o nosso conhecimento e quem somos  e o que podemos fazer. O curso também desenvolve funções pessoais que antes não tínhamos conhecimento, como ser estratégica, hoje me vejo uma pessoa mais madura e preparada para o futuro, planejo tudo e penso antes de executar. Creio que isso  me ajudou muito como pessoa e cidadã.

Blog - Qual é a maior dificuldade para você como uma futura RP?

Louyse - O preconceito por ser mulher, pois infelizmente uma mulher ser RP acaba encontrando dificuldades, porque a área é uma área estratégica e acaba sendo mais fácil para o homem lidar com essa situação, mesmo ambos os sexos tendo a mesma capacidade.

Blog - Você indicaria o curso e a profissão de RP para quem procura iniciar um curso superior?

Louyse  - SIM! Porque é uma área nova no estado de Mato Groso e há muito campo para crescimento e desenvolvimento, além de novas empresas e à evolução da capital Cuiabana e o interior com foco no agronegócio que é o forte do estado de Mato Grosso.


Por Louyse:



“Relações Públicas é o poder de reconstruir, uma opinião,  uma imagem” - Louyse Rodrigues borges



Por Kleberson Campos, com revisão de Estela Pereira

2 comentários: