Quando
ouvimos que uma empresa fará marketing, pensamos na divulgação de seus produtos
e/ou serviços e, acreditamos que o marketing está relacionado à venda. Isso
está errado? Não.
Entretanto,
é preciso ficar claro que vendas e propaganda são apenas algumas partes desse
conjunto. As pessoas confundem e modificam o significado das duas palavras.
Marketing
significa mercado, ou seja, planejamento voltado para o mercado. Afinal o que é
marketing? Que muito se fala e, pouco se sabe? É aproximar o consumidor do seu
produto ou serviço, oferecendo a ele o produto certo, de qualidade, com o preço
adequado, na hora e no local mais conveniente. É fazer com que seu produto
seja comprado. Marketing então, não é o que você diz, mas sim as ações que você
faz.
Saber o que o seu cliente deseja, espera, gosta ou odeia é essencial para
a sobrevivência e o sucesso da empresa. Fazer marketing é construir um sistema
que gere valor aos olhos do cliente. O Conceito de Marketing conforme Kotler
(1998), assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em
ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de
marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvos.
O Marketing
é o grande guarda chuva, é a estratégia geral, que abrange produto, sua
adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos de venda etc. O marketing
busca também, entender as necessidades e desejos reais dos compradores,
consequentemente satisfaze-los. O que é propaganda? Ela é responsável pela
imagem da empresa, e se restringe somente aos meios de comunicação como o
rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias.
A
propaganda é uma forma de vincular mensagens sobre produtos ou serviços às
diversas fatias de mercado. A propaganda ou promoção é uma das ferramentas do
composto mercadológico. Na visão de Kotler (1998), composto mercadológico é o
conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos no mercado-alvo.
Neste contexto, o Produto, Preço, Promoção e Ponto de venda os conhecidos e
chamados 4Ps ou composto mercadológico são,
portanto, ferramentas do marketing. ·
Produto: variedade do produto, qualidade, design, nome da marca,
serviços, garantias; ·
Preço: descontos, prazo de pagamento, condições de crédito, lista de
preços; ·
Promoção: propaganda,
marketing direto, relações públicas, promoção de vendas; ·
Ponto de venda: localização,
transporte, estoque.
Cada uma dessas ferramentas é planejada para entregar um
benefício ao consumidor final. Assim, as empresas vencedoras serão aquelas que
podem atender às necessidades do consumidor de forma econômica e com
comunicação eficaz. Marketing é tão
básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio total
visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do
consumidor... O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo
consumidor. (PETER DRUCKER).
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