1 – DEFINIÇÕES E OBJETIVOS
Artigo 1º – A Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) é uma exposição e um prêmio destinados aos melhores trabalhos experimentais exclusivamente produzidos por alunos no âmbito da área de Comunicação.

Artigo 2º – Os objetivos principais da Expocom são:
a. Estimular o desenvolvimento e aprimoramento da pesquisa experimental da área de Comunicação.
b. Promover o intercâmbio entre as escolas de Comunicação, professores e estudantes.
c. Apresentar à comunidade acadêmica nacional a produção de Comunicação no que se refere à área laboratorial.
d. Incentivar as inovações na produção experimental de Comunicação.
e. Apresentar ao mercado os novos talentos oriundos da área de Comunicação: jovens, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, com ideias criativas e ousadas, verdadeiros protagonistas de uma sociedade em fase de maturidade.
2 – DAS CATEGORIAS E MODALIDADES
Artigo 3º – As Categorias do Prêmio Expocom são as seguintes:







Artigo 4º – Cada categoria é subdivida em modalidades correspondentes à natureza dos trabalhos experimentais, caracterizadas pela especificidade de uma mídia, linguagem, suporte, formato, serviço, etc.
Artigo 5º – Nas diversas categorias, há modalidades dedicadas ao conjunto de produtos periódicos/seriados/regulares e outras para produtos avulsos.


Artigo 6º – São as seguintes as modalidades do Prêmio Expocom, apresentadas em suas respectivas categorias, conforme as ementas (ver Anexo I).
I - Jornalismo
JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)
JO 02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)
JO 03 Jornal-laboratório impresso (avulso/ conjunto ou série)
JO 04 Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série)
JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)
JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso)
JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)
JO 11 Livro-reportagem (avulso)
JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)
JO 13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)
JO 14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)
JO 01 Agência Jr. de Jornalismo (conjunto/ série)
JO 02 Projeto de assessoria de Imprensa (avulso)
JO 03 Jornal-laboratório impresso (avulso/ conjunto ou série)
JO 04 Revista-laboratório impressa (avulso/ conjunto ou série)
JO 05 Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 06 Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo (avulso/ conjunto ou série)
JO 07 Produção em Jornalismo digital (avulso/ conjunto ou série)
JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso)
JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)
JO 11 Livro-reportagem (avulso)
JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/ conjunto e série)
JO 13 Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)
JO 14 Jornal Mural (avulso/ conjunto e série)
II - Publicidade e Propaganda
PP 01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
PP 02 Campanha Promocional (conjunto/série)
PP 03 Campanha Publicitária (conjunto/série)
PP 04 Pesquisa mercadológica (avulso)
PP 05 Jingle (avulso)
PP 06 Spot (avulso)
PP 07 Filme publicitário (avulso)
PP 08 Fotografia Publicitária (avulso)
PP 09 Anúncio impresso (avulso)
PP 10 Cartaz (avulso)
PP 11 Outdoor (avulso)
PP 12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)
PP 13 Publicidade em outros meios (avulso)
PP 01 Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
PP 02 Campanha Promocional (conjunto/série)
PP 03 Campanha Publicitária (conjunto/série)
PP 04 Pesquisa mercadológica (avulso)
PP 05 Jingle (avulso)
PP 06 Spot (avulso)
PP 07 Filme publicitário (avulso)
PP 08 Fotografia Publicitária (avulso)
PP 09 Anúncio impresso (avulso)
PP 10 Cartaz (avulso)
PP 11 Outdoor (avulso)
PP 12 Publicidade em mídia digital (avulso ou conjunto)
PP 13 Publicidade em outros meios (avulso)
III - Relações Públicas e Comunicação Organizacional
RP 01 Agência Jr. de Relações Públicas (conjunto/ série)
RP 02 Pesquisa em Relações Públicas (avulso)
RP 03 Organização de evento (avulso)
RP 04 Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)
RP 05 Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)
RP 06 Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor (avulso)
RP 07 Produto de comunicação institucional impresso (avulso)
RP 08 Produto de comunicação institucional radiofônico (avulso)
RP 09 Produto de comunicação institucional digital (avulso)
RP 10 Produto de comunicação institucional audiovisual (avulso)
RP 11 Planejamento estratégico de Relações Públicas (avulso)
RP 01 Agência Jr. de Relações Públicas (conjunto/ série)
RP 02 Pesquisa em Relações Públicas (avulso)
RP 03 Organização de evento (avulso)
RP 04 Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)
RP 05 Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)
RP 06 Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor (avulso)
RP 07 Produto de comunicação institucional impresso (avulso)
RP 08 Produto de comunicação institucional radiofônico (avulso)
RP 09 Produto de comunicação institucional digital (avulso)
RP 10 Produto de comunicação institucional audiovisual (avulso)
RP 11 Planejamento estratégico de Relações Públicas (avulso)
IV - Cinema e Audiovisual
CA 01 Filme de ficção (avulso)
CA 02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)
CA 03 Filme de animação (avulso)
CA 04 Videoclipe (avulso)
CA 05 Roteiro de ficção (avulso ou seriado)
CA 06 Roteiro de não ficção (avulso ou seriado)
CA 07 Fotografia em movimento (avulso ou seriado)
CA 08 Vinheta (avulso)
CA 01 Filme de ficção (avulso)
CA 02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)
CA 03 Filme de animação (avulso)
CA 04 Videoclipe (avulso)
CA 05 Roteiro de ficção (avulso ou seriado)
CA 06 Roteiro de não ficção (avulso ou seriado)
CA 07 Fotografia em movimento (avulso ou seriado)
CA 08 Vinheta (avulso)
V - Produção Transdisciplinar
PT 01 Edição de Livro (avulso)
PT 02 Design Gráfico (avulso)
PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
PT 04 Fotografia artística (avulso)
PT 05 Fotonovela (avulso ou série)
PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
PT 07 Embalagem (avulso)
PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)
PT 09 Roteiro de Games (avulso)
PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)
PT 11 Produção multimídia (avulso)
PT 12 Revista customizada (avulso)
PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)
PT 14 Games (avulso)
PT 01 Edição de Livro (avulso)
PT 02 Design Gráfico (avulso)
PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto)
PT 04 Fotografia artística (avulso)
PT 05 Fotonovela (avulso ou série)
PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
PT 07 Embalagem (avulso)
PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)
PT 09 Roteiro de Games (avulso)
PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)
PT 11 Produção multimídia (avulso)
PT 12 Revista customizada (avulso)
PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)
PT 14 Games (avulso)
VI - Rádio, TV e Internet
RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado)
RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)
RT 03 Radionovela (seriado)
RT 04 Ficção Seriada – Telenovela, Séries Televisivas e afins (seriado)
RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado)
RT 06 Blog (avulso)
RT 07 Website (avulso)
RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou seriado)
RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou seriado)
RT 03 Radionovela (seriado)
RT 04 Ficção Seriada – Telenovela, Séries Televisivas e afins (seriado)
RT 05 Produção Audiovisual para mídias digitais (avulso ou seriado)
RT 06 Blog (avulso)
RT 07 Website (avulso)
3 – DAS ETAPAS DO PRÊMIO
Artigo 7º – O Prêmio Expocom ocorre nas seguintes etapas:



Artigo 8º – A etapa local ocorre no âmbito das IES a que se vinculam os cursos da área de Comunicação. Nessa etapa, as IES indicam a lista de trabalhos e respectivo(s) autor(es) à Intercom.
Artigo 9º – Na etapa local, cada IES indica um único trabalho em cada modalidade do Prêmio Expocom.



Artigo 10º – A etapa regional realiza-se no âmbito dos Congressos Regionais de Ciências da Comunicação da Intercom, com a inscrição do candidato indicado pela IES e posteriormente com a submissão do trabalho.


Artigo 11º - A etapa nacional realiza-se no âmbito do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom e dela participam os vencedores das etapas regionais, devidamente inscritos, em cada categoria.
4. DA INSCRIÇÃO - ETAPA REGIONAL
Artigo 12º – A inscrição de trabalhos indicados pela IES acontece na etapa regional, sendo realizada seguindo três passos: a) o candidato faz inscrição no Congresso Regional; b) em seguida, paga a taxa de inscrição; c) depois de ter confirmado o pagamento da inscrição, submete o paper e a(s) peça(s) do trabalho por meio de suporte informático da Intercom, nos termos do Anexo II.




Artigo 13º - No ato da inscrição, o candidato apresenta o paper e a(s) peça(s) correspondente(s) ao seu trabalho, que deve estar enquadrado em uma das modalidades previstas no artigo 6º.


Artigo 14º - Além de estar de acordo com os formatos multimídia, a(s) peça(as) ou produtos devem seguir especificações descritas nas ementas das modalidades (ver Anexo I).



Artigo 15º – Dentre os trabalhos inscritos e submetidos na Etapa Regional, serão eliminados do Prêmio Expocom aqueles que:









5. DA INSCRIÇÃO - ETAPA NACIONAL
Artigo 16º – O vencedor em cada modalidade da fase regional (aluno líder) terá que efetuar sua inscrição no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação conforme calendário estabelecido na chamada de trabalho para que possa participar da Etapa Nacional do Prêmio Expocom.



6. DO JULGAMENTO
Artigo 17º - Na fase Regional, a avaliação é realizada somente por um júri virtual, composto por avaliadores das quatro regiões geográficas brasileiras distintas daquela do trabalho avaliado. Na fase Nacional, por dois júris: um virtual e outro presencial.






Artigo 18º – A avaliação do(s) trabalho(s), que deve(m) estar adequado(s) à modalidade em que foi (foram) inscrito(s), segue os seguintes os critérios:





Artigo 19º – Na Fase Regional, o júri virtual indicará os cinco melhores trabalhos (se houver) em cada modalidade.


Artigo 20º – Para efeito de disseminação científica e para concorrer a etapa Nacional, os cinco melhores trabalhos indicados pelo júri virtual em cada modalidade devem, obrigatoriamente, ser apresentados no Congresso Regional. O coordenador de cada sessão julgará a defesa do trabalho.



Artigo 21º – Será vencedor na etapa regional o trabalho que obtiver a maior nota em cada modalidade. Somente haverá um vencedor por modalidade.


Artigo 22º – A exemplo dos Congressos Regionais, na etapa Nacional, os trabalhos vencedores em cada região e em cada modalidade devem, obrigatoriamente, serem apresentados no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.




Artigo 23º – Na etapa Nacional, os trabalhos serão julgados por um júri virtual e outro presencial.



7 – DA PREMIAÇÃO
Artigo 24º – A premiação é simbólica por natureza, beneficiando os autores pela qualificação do respectivo Curriculum Vitae, o que pode repercutir em oportunidades ocupacionais disponíveis no mercado de trabalho, mas também agregando valor às instituições que associam suas imagens ao bom desempenho de seus alunos, professores e seus projetos.

Artigo 25º – Os trabalhos inscritos e aceitos, tanto nos Congressos Regionais, quanto no Congresso Nacional, poderão ser publicados nos Anais dos respectivos eventos.

8 – DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 26º – Constituem parte deste regulamento os seguintes anexos:




Artigo 28º – Eventuais pontos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Coordenação Nacional do Prêmio Expocom e pela Diretoria Executiva da Intercom.
Fonte: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4724&Itemid=79
0 comentários:
Postar um comentário