Muito se fala no mercado de trabalho e nas universidades de como a área de assessoria de imprensa vem ganhando destaque e, cada vez mais, um maior espaço no que se refere aos locais e ambientes para se atuar. Órgãos públicos, empresas privadas, organizações não governamentais, artistas, representantes políticos, projetos, eventos específicos. Todos esses são exemplos que necessitam dos serviços da assessoria de imprensa. É uma infinidade de possibilidades de atuação.
Como qualquer outra atividade deve ser desenvolvida com ética, criatividade, bom humor e respeito ao próximo. Além disso, no dia a dia, ela se mostra repleta de desafios que podem ser superados com algumas reflexões (nunca imutáveis).
1 – Escolha ser assessor ou assessora por acreditar no que faz
Frequentemente colegas falam que estão na assessoria de imprensa pela possibilidade de “ganhar mais dinheiro”. Será que isso é o mais importante? Como qualquer profissão que deseja ser bem sucedida, exige envolvimento, estudo e constância. Um bom rendimento financeiro se torna consequência da execução do seu trabalho no decorrer do mês. A atuação não finda-se em si mesma, ela tem uma responsabilidade para com o (a) cliente/assessorado (a), para o meio social e para o fazer jornalístico.
2 – Assessoria exige dedicação e flexibilidade
É uma atividade dinâmica que, na prática, vai exigir que se trabalhe com um plano bem pensado, mas também com muito jogo de cintura para acolher o que vai surgindo. Muitas mudanças no decorrer de um processo, inclusive, podem ser vistas como oportunidades.
Nada na assessoria de imprensa vai para a frente se você não gostar de se relacionar com as pessoas. E não é somente com o (a) cliente ou com a mídia. Além do objetivo profissional, há algo que somente o fato de gostar mesmo vai te dar uma mãozinha. Se você é da turma que não gosta de dar telefonemas, conversar ou visitar as pessoas, esqueça!
4 – Leitura em dia e cabeça tranquila
Ler vai te ajudar a ser mais crítico, a ver sempre muitas oportunidades. Ler muito, mas com uma direção. Ter referências bibliográficas é extremamente relevante, assim como ter constância no acompanhamento dos veículos que você vai desejar pautar. Para escrever bem, é importante estar com a cabeça aberta, longe de preconceitos e disposto (a) a conhecer e entrar em novos universos. Representar pessoas, de certa forma vai exigir isso do especialista.
5 – A fonte não é você!
Muitos assessores e muitas assessoras confundem isso. Entender-se como elo entre o assessorado (a) e a mídia é o melhor a ser feito. Não dê entrevista no lugar da fonte para a qual trabalha. É bem possível que os próprios jornalistas, além da população de uma forma geral, queiram ouvir mesmo os seus e suas clientes. Se imagine como uma ponte para quem você presta serviço e a imprensa.
6 – Facilite sempre
O papel do (a) assessor (a) de imprensa não surgiu e continua à toa. Preze por seu (sua) assessorado (a), mas não esqueça do (a) colega de profissão. É uma questão de ética com a sua classe, afinal. Cada solicitação deve ser vista com importância. Tudo é uma questão de se colocar no lugar das outras pessoas.
7 – Esteja pronto para administrar crises
Seja uma entrevista que foi desmarcada em cima da hora, seja o (a) assessorado (a) que está preso no engarrafamento, ou mesmo o release que só pode sair depois que você tiver um bom material (pesquisado e recebido via cliente). Ainda tem que contar com o clima, o humor dos(as) envolvidos (as). Respira!
8 – Você não será a mesma criatura
Se depois de todos esses “pequenos detalhes” continuar sendo o seu sonho ser um (a) assessor (a) de imprensa, pode começar a caminhar com a certeza de que virão resultados interessantes. Prepare-se, então, para colher os bons frutos, nunca perdendo a humildade de aprender sempre mais.
Fonte: Sâmila Braga / PipaDigital
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